Visagismo
O visagismo parte de uma pergunta central: O que você deseja expressar por sua imagem?
Você já pensou no que a sua imagem representa para as outras pessoas? Qual o seu temperamento?
Antes mesmo de pensarmos conscientemente sobre o que enxergamos, uma série de informações são ativadas em nosso cérebro.Linhas, formas, cores, nos despertam idéias e até emoções, seja observando um objeto, um rosto ou um corpo, como bem descreveu Jung em suas ideias de símbolos e arquétipos.
O Visagismo é a arte que usa seus conceitos para trazer todas essas informações ao nosso consciente. E mais, traz a possibilidade de que cada ser humano, pessoa única que é, possa procurar expressar a imagem daquilo que realmente tem em seu interior.
Certificado no curso do próprio Phillip Hallawel – grande idealizador e pai do que chamamos hoje de Visagismo – dr. Wolber Campos usa seus conhecimentos não apenas para alinhar formas e linhas dos dentes e sorrisos que cuida, mas também no entendimento da pessoa que entrevista. Pois muito mais do que uma impressão, o visagismo nos conta sobre nosso temperamento.
Os Temperamentos
Considerado o pai da medicina, Hipócrates, no século V a.C. classificou o ser humano, dividido em quatro temperamentos básicos: sanguíneo, colérico, melancólico e fleumático.
Características: extroversão, comunicabilidade, motivação, alegria de viver e energia. Pessoa criativa e inovadora, muito sociável. Gosta da companhia de outras pessoas e cria facilmente empatia. Costuma ser o centro das atenções com certa facilidade.
Características: organização, disciplina, detalhista, pragmático e perfeccionista. Sensibilidade, porém não demosntra grande entusiasmo ou emoção. Muito competente, com grande poder de concentração. Pessoa discreta, introvertida, persistente e costuma levar seus projetos até o fim.
Características: pessoa diplomática, pacificadora e espiritualizada. Amigável, agradável e geralmente alegre e sorridente. Calma, dificilmente se zanga e raramente demonstra grandes emoções. Não gosta de conflitos e não é competitivo.
Lembramos que não existe temperamento bom ou ruim, na verdade todos nós temos pelo menos um pouco de cada um deles. O que há são pontos positivos e negativos, e cabe a nós o autoconhecimento para sabermos exaltar os melhores pontos e suavizar os piores de cada característica.
Afinal de contas a vida é evolução e temos a escolha de sermos um ser humano melhor a cada dia.
Beleza
O visagismo é baseado no princípio de que a beleza existe quando as qualidades interiores da pessoa são reveladas, com harmonia e estética. O feio é apenas a expressão de algo negativo.
Cuidar da imagem pessoal hoje é de grande importância e significa muito mais do que vaidade. Facilita nosso contato e comunicação com o mundo exterior.
No rosto encontramos a nossa identidade e equilibrar o que somos em nosso interior, de forma bela e harmônica com o que expressamos, abre portas que nem podemos imaginar.
A Análise
A imagem de uma pessoa em milésimos de segundo nos traz uma percepção, porém é durante a entrevista que analisaremos todas as características que complementam seu temperamento.
Um indivíduo pode ter traços coléricos, mais fortes, mas em seu interior sua essência poderia ser suave e delicada. Não seria interessante expressar um pouco mais este seu aspecto?
Porém, se esta mesma pessoa trabalha em uma área onde coordene pessoas e necessite uma imagem que inspire liderança e comando, suavizar estes traços poderia atrapalhar seu desempenho.
Entendeu a importância da entrevista?
A ideia é criar uma imagem personalizada, por isso a importância de saber “o que você deseja expressar”.
Os dentes e o sorriso são uma parte deste processo, por isso dr. Wolber possui um grupo de profissionais parceiros visagistas caso haja a necessidade de trabalhar outras áreas, como cabeleireiros, maquiadores, personal stylist, design de sobrancelhas, etc.
Cada ser humano é único e especial. O visagismo é um procedimento absolutamente pessoal e customizado. Num mundo onde somos únicos qual a finalidade de tentar se enquadrar no que ditam mundo afora?
Por tudo isso a sessão de visagismo se inicia com a primeira entrevista e análise das características pessoais.